top of page

Sobre o EAME
Quinta - 20h

Cartaz (Widescreen) v.2.jpg

Sobre o EAM

Área Alunos

EAME 2

APRESENTAÇÃO 

Bem-vindo ao Estudo Aplicado de Mediunidade e Espiritualidade (EAME), uma jornada única que visa explorar as interconexões entre diversas tradições religiosas e os princípios transcendentais universais [1] que permeiam o vasto panorama espiritual.


Este Estudo destaca-se por sua abordagem comparativa, proporcionando uma visão panorâmica dos princípios fundamentais da espiritualidade, transcendendo fronteiras culturais e dogmas religiosos. Sua finalidade é proporcionar uma compreensão básica e prática de fenômenos espirituais, capacitando os participantes a explorar e perceber suas habilidades paranormais e mediúnicas de forma ética e responsável.


Buscamos criar um ambiente de aprendizado que promova o equilíbrio entre a espiritualidade, a consciência e o autodesenvolvimento, contribuindo para o bem-estar individual e coletivo.


Ao longo das próximas semanas, mergulharemos em uma ampla variedade de tópicos, começando pelo entendimento da Espiritualidade e Religiosidade, passando por Concepções de Deus, Mitos de Criação, até abordar temas contemporâneos como Astrobiologia [2], Exoconsciência [3] e Universalismo Crístico [4]. O conceito do Ser Humano Multidimensional, os Estados de Emancipação da Alma, a Reencarnação, os Estados Alterados de Consciência, entre outros, serão explorados em suas diferentes concepções, considerando os princípios transcendentais universais. Essa abordagem visa proporcionar uma compreensão holística das dimensões espirituais.


O EAME busca facilitar o processo de aprendizagem por meio de uma abordagem sistemática e prática das habilidades extrassensoriais. Além disso, visa proporcionar aos participantes o desenvolvimento consciente e ético de suas percepções nesse âmbito, promovendo uma compreensão mais profunda do potencial humano.


A característica principal do EAME é a integração, ou seja, a participação de todos no processo de aprendizagem. Isso tem como objetivo exercitar a sensibilidade espiritual de forma natural em qualquer situação e plano da vida.
 

DESENVOLVIMENTO DAS PERCEPÇÕES EXTRASSENSORIAIS [5] 
 

Os acontecimentos e qualidades psíquicas são partes fundamentais da herança humana. Embora muitos de nós possam não estar conscientes disso, a maioria das pessoas utiliza essas habilidades diariamente, muitas vezes sem reconhecê-las. Há milhares de anos, as tradições orientais indicam que esses eventos podem ocorrer por meio de uma substância física produzida no corpo, à qual chamamos de energia psíquica, conhecida como "prana" pelos iogues, "chi" pelos praticantes de artes marciais e "bioenergia" pelos terapeutas.


A energia psíquica é gerada por todas as coisas vivas e transferida entre elas, sendo a base de todos os eventos psíquicos e parte integral da comunicação humana. Sua percepção e controle conscientes são essenciais para o desenvolvimento do poder psíquico consciente. O aprimoramento dessas habilidades requer prática cuidadosa e persistente, semelhante ao treinamento necessário para desenvolver qualquer talento humano.


As habilidades psíquicas devem ser encaradas como naturais, integrando-se nas situações cotidianas para simplificar a vida. Nossa abordagem visa ajudar a identificar a existência física da energia psíquica e os benefícios práticos que as habilidades psíquicas podem proporcionar. Os exercícios do EAME foram organizados para serem realizados por uma ou mais pessoas, seguindo uma progressão que visa desenvolver a força do corpo energético necessário para o trabalho mais profundo.


Ao dominar as habilidades psíquicas básicas, você perceberá que a energia vibra em diferentes frequências, transportando emoções e informações. Trabalhando com esses exercícios, você estará fortalecendo sua força psíquica e aumentando o controle e a percepção energética. Durante o EAME, é importante lembrar que todas as coisas vivas contêm energia, que a energia é uma substância física e que há um constante intercâmbio energético em todas as comunicações humanas.
 

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO


a) O Estudo está estruturado em dois programas, totalizando 2 anos:

 

EAME 1  Princípios Fundamentais I

EAME 2 – Princípios Fundamentais II (Aprofundamento)

 


b) A temática central do EAME 1 oferece uma visão panorâmica e comparativa em torno dos princípios que fundamentam a espiritualidade das principais tradições culturais e religiosas, além do exercício consciente e ético de suas habilidades extrassensoriais.

 

c) Todo o material didático (textos, slides e vídeos) utilizado nos estudos poderá ser obtido na página: www.gkcs.org.br/eame e os textos serão distribuídos na sala.
 

d) As aulas serão semanais, às quintas-feiras, com duração máxima de 1h 30min, e o EAME 1 terá um prazo máximo de 9 meses.
 

e) O planejamento da aula será feito pelos monitores, de acordo com a realidade dos participantes, tendo como fundamentação teórico-básica as obras da literatura espírita, espiritualista e universal.
 

f) A metodologia adotada integra a teoria e a prática de forma equilibrada: 

  • As aulas teóricas serão conduzidas por meio de exposição dialogada, discussão em grupo dos conceitos e fundamentos, dinamizadas com recursos e técnicas, a fim de proporcionar maior motivação e compreensão do conteúdo, participação e integração. Isso incluirá debates, filmes, estudo de casos, entre outros recursos.

  • Os exercícios práticos semanais proporcionarão oportunidades tangíveis para o desenvolvimento das percepções extrassensoriais.

g) O acesso ao ano subsequente será concedido mediante a participação em pelo menos 70% das aulas do ano, avaliação, nível de aprendizagem e integração no estudo.


h) A entrada de novos integrantes no estudo só será possível até o final do mês de abril.

 

 

DESTINAÇÃO

  • Interessados, frequentadores e trabalhadores do GKCS ou de outras instituições.

 

 

PERÍODO LETIVO:
 

  • 1º semestre: 29 fevereiro a 11 de julho

  • Recesso: 18 julho

  • 2º semestre: 25 de julho a 28 de dezembro

 

  • Confraternização final: 05 de dez

 

[1] Princípios transcendentais universais: essa expressão reflete a ideia de características fundamentais que transcendem as diferenças específicas de cada religião e que são universalmente compartilhadas, como a crença em uma força superior, a busca espiritual e a ética divinamente inspirada.

[2] Astrobiologia: também conhecida como exobiologia ou bioastronomia, é um campo científico interdisciplinar que estuda a origem, evolução, distribuição e o futuro da vida na Terra e onde mais possa existir no Universo.

 

[3] Exoconsciência: habilidade inata que todos os seres humanos possuem de entrar em sintonia, conexão, comunicação e cocriação com seres e humanidade multidimensionais.


[4] Universalismo Crístico: é uma corrente de pensamento que busca integrar e harmonizar os ensinamentos de Jesus Cristo com outras tradições espirituais e religiosas. Essa abordagem visa promover a universalidade dos princípios éticos e espirituais presentes nas diferentes tradições, buscando a unidade e a compreensão entre pessoas de diferentes crenças.

[5]   Percepções Extrassensoriais (PES): referem-se à capacidade de perceber informações além dos cinco sentidos tradicionais (visão, audição, olfato, paladar e tato). Isso pode incluir a telepatia (comunicação mente a mente), clarividência (percepção de eventos ou informações distantes no tempo ou no espaço), precognição (capacidade de prever eventos futuros) e psicometria (habilidade de perceber informações sobre um objeto segurando-o). Essas habilidades estão associadas a fenômenos psíquicos e são objeto de estudo em parapsicologia e outras disciplinas relacionadas.

bottom of page